Todos os verbos são conjugados a partir de um “nós” no apartamento dos arquitetos Bibiana Menegaz e Matheus C. Silveira. No bairro Moinhos de Vento e com 58 metros quadrados, o primeiro endereço de casados da dupla é alugado.
E quem pensa que os turnos gastos pensando na casa dos clientes esgotou a criatividade dos profissionais na hora de pensar o próprio lar, erra bastante.
– Como não queríamos gastar muito por ser um apartamento alugado, nós mesmos fizemos muitas das intervenções, como pinturas – diz Bibiana.

Foto: Omar Freitas
Na sala, com móveis soltos para “levar para os futuros apartamentos”, foi o próprio casal quem lixou o parquê. O pendente sobre a mesa de jantar, de Tom Dixon, foi instalado de forma deslocada, para não mexer no ponto de luz preexistente. Já a cortina de linho passou por ajustes.
Mas foi na cozinha que a habilidade manual de Bibiana e Matheus foi posta à prova. O piso foi pintado pelos dois, com tinta epóxi cinza. Entre os cuidados, segundo os arquitetos, está passar o produto com rolo de lã em um chão limpo. Duas ou três demãos são necessárias – e o cheiro da tinta pode ser forte.
No dormitório, mais propostas são vistas, como o recorte na marcenaria preta embaixo da janela, que solucionou a falta de tomadas no apartamento antigo. Para os aramados, até um espaço para a TV foi previsto.

Foto: Omar Freitas
Vida nova
A cozinha foi um dos locais que mais passou pelas mãos dos arquitetos Matheus C. Silveira
e Bibiana Menegaz. O piso com tinta epóxi e os módulos do armário com novas portas comprovam as propostas de transformar o visual sem custos elevados. Na prateleira sobre a pia, mais pontos elétricos foram instalados para ajudar com pequenos eletrodomésticos.

Foto: Omar Freitas
Preto e descolado
Os aramados imprimem um toque jovial ao quarto. Após escolherem os módulos, com preferência aos cabideiros, o casal encomendou prateleiras, para potencializar o uso do móvel, a exemplo do espaço da TV. Abaixo, detalhe para o novo ponto de tomada, na marcenaria preta.

Foto: Omar Freitas

Foto: Omar Freitas
Projeto: https://www.bibianamenegaz.arq.br/
Fonte: Redação Casa&Cia